Nunes Marques envia caso de Tarcísio e Boulos ao procurador-geral eleitoral

Portal Plantão Brasil
11/11/2024 13:15

Nunes Marques envia caso de Tarcísio e Boulos ao procurador-geral eleitoral

0 0 0 0

231 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro do STF e vice-presidente do TSE, Kássio Nunes Marques, enviou ao procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, a queixa-crime apresentada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O caso refere-se às declarações de Tarcísio no dia da eleição municipal, quando ele associou Boulos ao grupo criminoso PCC durante coletiva de imprensa, utilizando informações de investigações do estado.

No dia das eleições, Tarcísio convocou uma coletiva e afirmou que o PCC teria emitido orientações para votar em determinados candidatos. Ao ser questionado pela imprensa, mencionou explicitamente o nome de Boulos. A acusação, baseada em bilhetes que podem ter sido forjados, visava atingir a reputação do candidato, que concorria à prefeitura de São Paulo. "Quem votaria em um candidato associado ao PCC?" foi o subtexto das declarações de Tarcísio, feitas sob o uso da máquina pública.

A defesa de Boulos argumenta que o governador cometeu crime ao usar sua posição e informações sigilosas para influenciar a eleição, prejudicando diretamente a candidatura do deputado. "Quando o governador constrói, durante a entrevista, que essa ação é contra o crime organizado e correlaciona as acusações à candidatura de Boulos, pratica ato sabidamente ilícito", diz o texto da queixa-crime.

Embora tenha tentado minimizar a gravidade do ato, Tarcísio afirmou à imprensa, por meio de aliados, que suas declarações não teriam capacidade de influenciar o resultado eleitoral, dada a diferença de votos entre os candidatos. No entanto, a defesa de Boulos rebate, afirmando que a tentativa de desviar o foco não apaga o caráter criminoso do ato, comparando a situação às desculpas dadas por Jair Bolsonaro sobre a tentativa fracassada de golpe de Estado em 8 de janeiro.

Nunes Marques deu prazo de uma semana para que o procurador-geral eleitoral se manifeste sobre o caso, decidindo se indiciará ou não Tarcísio de Freitas por crime eleitoral.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians