497 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Petrobras anunciou, em setembro, um contrato de concessão firmado com a Shell e a estatal chinesa CNOOC para explorar a Bacia de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com potencial de até 15 bilhões de barris de petróleo, essa área pode transformar o Brasil em uma potência ainda maior no setor energético. A estatal brasileira detém 50% da concessão, enquanto Shell e CNOOC possuem 30% e 20%, respectivamente.
A exploração na Bacia de Pelotas é considerada estratégica devido à sua semelhança geológica com áreas da Namíbia, na África, onde reservas significativas já estão em operação. Caso o potencial seja confirmado, a produção pode levar até uma década para iniciar, mas garantiria a autonomia energética do Brasil a longo prazo.
Além do petróleo, a região também apresenta potencial para a instalação de plantas de energia eólica offshore, alinhando-se às iniciativas globais de transição energética. Segundo o geólogo Pedro Zalan, a exploração da bacia é vital diante do possível esgotamento das atuais reservas da Petrobras até 2030, o que poderia aumentar a dependência do país de petróleo importado.
No terceiro trimestre de 2024, a Petrobras liderou as exportações brasileiras, gerando receitas de US$ 32,6 bilhões com a venda de óleo cru. A confirmação da reserva na Bacia de Pelotas pode dobrar as reservas nacionais, elevando o Brasil para a lista dos 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu recentemente a reativação de plataformas antigas para otimizar a produção. A empresa já investe em projetos como o FPSO Maria Quitéria, capaz de produzir até 100 mil barris por dia. Mesmo com o foco em descarbonização, o petróleo ainda representa 34% da matriz energética do Brasil.
A confirmação das reservas da Bacia de Pelotas não apenas fortaleceria a economia nacional, mas também consolidaria a Petrobras como uma das gigantes globais no setor energético. O movimento reafirma a importância da empresa para a soberania energética e o desenvolvimento do país.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.