252 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A mobilização pelo fim da escala 6x1 ganhou as redes sociais no último final de semana, impulsionada pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). O texto já conta com mais de 90 assinaturas de parlamentares e busca regulamentar condições de trabalho mais dignas para os brasileiros. No entanto, enfrenta forte resistência de partidos de direita, especialmente do PL, maior bancada da Câmara.
Até o momento, apenas Fernando Rodolfo (PL-PE) foi o único parlamentar do partido a apoiar a PEC. Por outro lado, a proposta já conta com adesão total do PSOL e de grande parte do PT, segunda maior bancada da Casa. A meta é alcançar 171 assinaturas para iniciar a tramitação na Câmara dos Deputados.
Durante uma sessão recente no Congresso, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) desafiou parlamentares de direita, sugerindo que eles trabalhassem sob o mesmo regime que querem impor aos trabalhadores brasileiros. “Se vocês votam para que o trabalhador não tenha descanso, façam o mesmo aqui no Congresso”, provocou Braga, destacando a importância de a população acompanhar os votos de seus representantes.
Apesar da pressão, a PEC ainda enfrenta o boicote da base bolsonarista, que mantém silêncio ou rejeita a proposta. Essa resistência é vista como um reflexo da falta de empatia dos parlamentares com as condições de trabalho da maioria da população, enquanto eles mesmos trabalham sob jornadas leves, em regime de três dias por semana.
A mobilização popular em favor da PEC também aponta um cenário de maior cobrança sobre os deputados da direita. Internautas têm criticado duramente a postura de quem não apoia a medida, especialmente nas redes sociais, onde o tema é um dos mais comentados. Entre os argumentos a favor, está a promessa de uma vida mais equilibrada e justa para milhões de trabalhadores submetidos ao exaustivo regime 6x1.
Veja o vídeo abaixo:
FIM DA ESCALA 6x1: o deputado Glauber Braga desafiou os deputados de direita a TRABALHAREM AOS DOMINGOS E FERIADOS. Se eles acham que o trabalhador tem que trabalhar exaustivamente, pq só trabalham 3 vezes na semana? pic.twitter.com/GC5ukRdjeW
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) November 11, 2024