4735 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um projeto com 191 assinaturas propondo o fim da escala 6x1 no regime de trabalho está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A presidente da comissão, Caroline de Toni (PL), tem se recusado a pautar o tema, gerando revolta e pressão popular para que a proposta avance.
O projeto, amplamente apoiado por deputados de diversas siglas, propõe mudanças no regime de trabalho que garantirão mais qualidade de vida e descanso digno aos trabalhadores. No entanto, Caroline de Toni, conhecida por sua postura bolsonarista, optou por priorizar temas conservadores. Nesta semana, ela pautou um projeto que prevê pena maior para quem realizar aborto em casos de estupro, superando até a punição do próprio estuprador.
A resistência da deputada em pautar o fim da escala 6x1 motivou lideranças e movimentos sociais a intensificarem a mobilização para pressioná-la. "Não é hora de discutir um novo projeto, mas de exigir que Caroline coloque essa proposta em votação", afirmam lideranças sindicais.
O sistema 6x1, que garante apenas um dia de descanso após seis dias consecutivos de trabalho, é criticado por limitar o bem-estar e a convivência familiar dos trabalhadores. O movimento "Fim da escala 6x1 já!" pede urgência na análise e aprovação da proposta, que já possui apoio suficiente para tramitação.
Veja a postagem de Thiago dos Reis:
Já tem projeto com 191 assinaturas sobre o FIM DA ESCALA 6X1, está na Câmara na Comissão de Constituição e Justiça, mas a presidente da comissão, deputada CAROLINE DE TONI (PL) se recusa a pautar
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) November 11, 2024
TODA A PRESSÃO tem que ser em cima dela!! Não precisa de assinaturas pra 1 novo… pic.twitter.com/UCmSzoWq0q