337 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Folha de S. Paulo, um dos veículos mais criticados por Jair Bolsonaro durante seu mandato, tem surpreendido ao abrir espaço para o ex-presidente promover sua agenda extremista. Após conceder uma extensa entrevista ao político, o jornal publicou, neste domingo (10), um artigo de opinião assinado por Bolsonaro, intitulado "Aceitem a democracia". No texto, o ex-mandatário, inelegível e investigado por tentativa de golpe de Estado, glorifica a ascensão da extrema direita e ataca decisões judiciais contra os golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Bolsonaro escreve com entusiasmo sobre o que chama de "ventos da democracia", exaltando supostas vitórias da direita em países como Brasil, Estados Unidos e Argentina. O ex-presidente defende bandeiras de "ordem, liberdade econômica, respeito às famílias e religião", acenando para lemas associados ao fascismo, como "Dio, patria, famiglia", popularizado por Benito Mussolini.
Além disso, Bolsonaro usa o espaço para criticar as medidas legais que levaram à prisão de golpistas. "Nada consegue conter a onda conservadora. Nem a censura, nem os cancelamentos, nem as perseguições policiais, nem as longas, arbitrárias e injustas prisões", declarou, reforçando um discurso vitimista.
A publicação gerou ampla repercussão nas redes sociais. Muitos usuários questionaram a coerência da Folha ao oferecer espaço a alguém que atacou a democracia e instituições durante todo o seu governo. Críticos apontaram que o artigo representa uma tentativa de normalizar a retórica autoritária de Bolsonaro.
Veja as reações:
Depois de passar a semana inteira de joelho para o bolsonarismo, a Folha decidiu pular no abismo de vez e publicar um artigo de um sujeito cujos seguidores fanatizados tentaram um violento golpe de estado.
— Tiago Barbosa (@tiagobarbosa_) November 11, 2024
O jornal “a serviço da democracia” é, sem máscara, porta-voz do fascismo. pic.twitter.com/kkJ7Kfg54q
O Bolsonaro nosso de cada dia. Oferecimento: Folha de S. Paulo. Em campanha. Nas Diretas, saiu de tarja amarela; pela anistia dos golpistas, que cor vai escolher? pic.twitter.com/KJPgSdTSg5
— Marcelo Semer (@marcelo_semer) November 11, 2024
Bolsonaro passou quatro anos detonando a Folha; hoje ele ganhou espaço no jornal para publicar um texto pic.twitter.com/G8evkJnxnP
— Glauber Macario (@glaubermacario) November 10, 2024
A Folha publicando texto do Bolsonaro com o título "Aceitem a democracia" pic.twitter.com/9yskVfrsLp
— Glauber Macario (@glaubermacario) November 11, 2024
O fundo do poço chegou para a Folha de São Paulo @folha. Deram espaço para um assassino genocida, ladrão de joias e inelegível. É inacreditável, mas uma coluna com o título "Aceitem a Democracia" foi assinado por Jair Bolsonaro, um apedeuta. O que pretende a Folha com isso? pic.twitter.com/3rZ5Q0zJ0H
— KeplerBarnard_ (@WTh_Bill) November 11, 2024
"O Jair Bolsonaro colunista da Folha não é real. Ele não pode lhe fazer mal algum!"https://t.co/KqHhx7ttwY pic.twitter.com/qeB0sfxumP
— Mayer (@IchBinMayer) November 11, 2024
A Folha de S. Paulo dar espaço p/ Bolsonaro escrever um artigo é apenas mais um capítulo lamentável da imprensa normalizando a extrema direita. Tudo com um titulo pra zombar da nossa cara: “Aceitem a democracia”. Mas é até sugestivo de ameaça. Aceitem a “democracia”… ou então…
— Caio Barbosa (@caiomrb) November 11, 2024