631 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente russo, Vladimir Putin, demonstrou grande confiança na ex-presidente Dilma Rousseff, atual líder do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), ao propor a extensão de seu mandato por mais cinco anos. Durante a 16ª Cúpula de Chefes de Estado do BRICS, em Kazan, Putin destacou a relevância de Dilma na promoção da desdolarização e na construção de uma nova ordem financeira. A proposta reflete o reconhecimento de seu papel estratégico no fortalecimento do bloco.
Desde que assumiu o NBD, Dilma tem se alinhado às prioridades geopolíticas de Rússia e China, especialmente na redução da dependência do dólar. Bruno de Conti, economista da Unicamp, ressaltou que Dilma compartilha a visão de desafios enfrentados pelo Sul Global, trabalhando para o banco atingir a meta de realizar 30% dos empréstimos em moedas nacionais.
Apesar dos avanços, desafios permanecem. A dependência do mercado financeiro tradicional, incluindo a influência das agências de rating internacionais, limita a independência do banco. Especialistas apontam que a criação de uma agência de classificação de risco própria do BRICS seria fundamental para superar a "armadilha do dólar" e aumentar a resiliência financeira da instituição.
Dilma também liderou a ampliação do NBD, com a adesão da Argélia em 2024, reforçando seu compromisso com um BRICS mais inclusivo. Seu mandato no banco reflete a continuidade de sua política externa enquanto presidente do Brasil, priorizando o fortalecimento do Sul Global e a busca por alternativas ao sistema financeiro dominado pelos países desenvolvidos.
A extensão de seu mandato, proposta por Putin, também é vista como parte da estratégia russa para mitigar os efeitos das sanções econômicas contra o país, sem prejudicar o avanço do BRICS. Dilma tem sido peça-chave nesse processo, consolidando a relevância do banco no cenário internacional.
A confiança depositada em Dilma Rousseff evidencia seu protagonismo na liderança de iniciativas transformadoras. Sua atuação no NBD reafirma o papel do BRICS como alternativa ao domínio financeiro global liderado pelo dólar e reforça sua importância para os países emergentes.
Com informações da Sputnik Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.