493 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Márcio Jerry (MA), defendeu nesta sexta-feira (8) a adoção de medidas que priorizem a justiça tributária para viabilizar o ajuste fiscal, em vez de cortes em áreas essenciais como Previdência, saúde e educação. O parlamentar propôs a taxação de super-ricos, juros e dividendos como alternativas para aumentar a receita sem prejudicar os mais vulneráveis.
“Não é aceitável fazer ajuste fiscal com cortes na Previdência, saúde e educação. Dá para melhorar a receita - e muito! - ampliando o combate à sonegação e taxando super-ricos, lucros e dividendos. Ajuste com justiça tributária, não mandando a conta para quem mais precisa”, declarou Jerry em uma publicação nas redes sociais.
A proposta surge em meio às discussões lideradas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o pacote de corte de gastos do governo Lula. As reuniões têm gerado apreensão entre setores sociais e dentro do próprio governo, devido ao impacto que cortes podem ter nos programas sociais.
Márcio Jerry reforçou ser possível alcançar um equilíbrio fiscal sem penalizar as camadas mais vulneráveis. “O ajuste fiscal deve ser feito com base em uma reforma tributária que promova equidade, não com medidas que prejudiquem aqueles que mais precisam do apoio do Estado”, afirmou.
O governo Lula reafirma o compromisso com políticas sociais e buscado alternativas para garantir que o ajuste fiscal não afete direitos essenciais. Propostas como a taxação de grandes fortunas e lucros acumulados vêm ganhando força como caminhos para uma política fiscal mais justa e sustentável.
Com informações do X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.