457 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro em Washington D.C. A decisão segue a tradição diplomática americana, que não convida chefes de Estado estrangeiros para a cerimônia, justificou um integrante do governo. “Os EUA não recebem enviados estrangeiros para a posse; os representantes são os embaixadores locais”, explicou a fonte.
Embora tenha declarado apoio à democrata Kamala Harris durante a campanha, o governo brasileiro evitou expor Lula a qualquer constrangimento diplomático. Autoridades americanas confirmaram que cabe à equipe de transição de Trump definir a lista de convidados, mas que a ausência de chefes de Estado é um padrão mantido historicamente.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) alimenta a expectativa de ser convidado por Trump para a posse. Contudo, sua presença depende de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que reteve o passaporte do ex-presidente como medida cautelar nas investigações sobre sua tentativa de golpe em janeiro de 2023. “Vou fazer uma petição ao Alexandre. Se ele negar, assisto pela TV. Você acha que Trump vai convidar Lula? Só protocolarmente”, ironizou Bolsonaro.
Parlamentares bolsonaristas, por sua vez, já articulam caravanas para Washington, em apoio à posse de Trump, numa movimentação semelhante à ida à Argentina em 2023 para acompanhar a posse de Javier Milei. Esse gesto reforça a tentativa de alinhar o bolsonarismo à extrema direita global.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.