716 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
Jair Bolsonaro demonstrou grande entusiasmo com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O ex-presidente brasileiro expressou o desejo de comparecer à posse do aliado extremista em janeiro, em Washington, esperando que um novo mandato de Trump possa ajudar na reversão de sua inelegibilidade no Brasil. "Estou muito feliz com a vitória do presidente Trump. Espero em breve dar um abraço nele", afirmou Bolsonaro em entrevista na quarta-feira (6).
Apesar de seu entusiasmo, Bolsonaro enfrenta uma restrição judicial que o impede de deixar o país. Em fevereiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seu passaporte foi apreendido em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado entre o final de 2022 e início de 2023. A apreensão do documento visou impedir uma possível fuga ou ações para dificultar o andamento das investigações.
Na véspera da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro havia se retirado para os Estados Unidos, onde seu ex-ajudante, Mauro Cid, teria negociado a venda de joias do acervo presidencial para financiar a permanência do ex-presidente no exterior caso o golpe não prosperasse.
Há especulações entre aliados de Bolsonaro de que a defesa possa tentar um novo pedido no STF para recuperar seu passaporte e viabilizar a ida aos EUA. Porém, as chances de sucesso são mínimas, visto que a Primeira Turma do STF reafirmou, por unanimidade, a retenção do documento no último mês, indicando consenso na Corte sobre a questão.
Outro fator que complica os planos de Bolsonaro são as investigações da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pode apresentar uma denúncia ainda em novembro, o que pode transformar Bolsonaro em réu e reforçar as restrições impostas.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.