343 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam 21 policiais militares na manhã desta quinta-feira (7) durante a Operação Segreto, que investiga um esquema de extorsão no 20º BPM (Mesquita), na Baixada Fluminense. Segundo o MPRJ, os PMs realizavam um “tour da propina” em Nova Iguaçu, onde cobravam valores de comerciantes locais, além de itens como cerveja e até frutas.
As investigações apontam que, para evitar registros das extorsões, os policiais danificavam ou manipulavam as câmeras corporais, impossibilitando a gravação das ameaças e da coleta ilegal de dinheiro. Segundo a denúncia, pelo menos 54 estabelecimentos teriam sido alvo dos agentes.
O esquema veio à tona após uma denúncia de um dos comerciantes extorquidos. “Com as primeiras provas, a Delegacia de Polícia Judiciária Militar iniciou o monitoramento e confirmou que guarnições do 20º BPM não apenas extorquiam um estabelecimento, mas repetiam o crime em vários outros locais”, declarou o MPRJ.
Conforme apurado, os PMs seguiam uma rotina específica, apelidada de "tour das sextas". Nesse esquema, todas as sextas-feiras eles paravam as viaturas nos pontos comerciais, onde recolhiam o valor da propina ou bens em espécie. Entre os comércios extorquidos estavam ferros-velhos, distribuidoras de gás, depósitos e até hortifrutis, de onde os policiais levavam engradados de cerveja e frutas.
Um dos policiais envolvidos ainda está foragido.
Assista a vídeo aqui:
om informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.