Na noite de quarta-feira (6), a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou duramente a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de aumentar a taxa Selic de 10,75% para 11,25%. Em suas redes sociais, Gleisi acusou o Banco Central de “sabotar” a economia do Brasil e considerou a medida uma “irresponsabilidade total” para um país que, segundo ela, precisa de crescimento e investimentos.
"Copom mantém a sabotagem à economia do país e eleva ainda mais os juros estratosféricos. Irresponsabilidade total com um país que precisa e quer continuar crescendo”, declarou Gleisi.
Copom mantém a sabotagem à economia do país e eleva ainda mais os juros estratosféricos. Irresponsabilidade total com um país que precisa e quer continuar crescendo.
A deputada já havia criticado uma decisão anterior do Copom, em setembro, quando o BC subiu os juros em meio a uma tendência global de redução. "No dia em que os EUA cortam 0,5 ponto nos juros, o BC do Brasil sobe a taxa para 10,75%. Além de prejudicar a economia, vai custar mais R$ 15 bi na dívida pública. Dinheiro que sai de áreas essenciais, como saúde e educação, para os cofres da Faria Lima”, disse Gleisi à época.
Assim como na última decisão, o Banco Central não indicou próximos passos, destacando que o ritmo de futuros ajustes será definido pelo compromisso com a meta de inflação. “O Comitê reafirma que uma política fiscal crível, com medidas para a sustentabilidade da dívida, contribuirá para ancorar expectativas de inflação e reduzir os prêmios de risco”, afirmou o comunicado do BC.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.