332 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros da área econômica nesta quinta-feira (7) para avançar nas discussões sobre o corte de gastos, conforme informou o G1. Participaram do encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão), todos membros da Junta de Execução Orçamentária (JEO), órgão que orienta o presidente em temas fiscais.
A equipe ministerial vem realizando reuniões para definir os cortes necessários e assegurar que o arcabouço fiscal continue funcionando, atendendo a pressões do mercado que exige medidas concretas. Em entrevista recente à RedeTV!, Lula criticou o mercado financeiro, destacando a necessidade de colaboração do Congresso e enfatizando que os cortes não podem penalizar a população mais pobre.
O ministro Haddad explicou que o encontro desta quinta-feira foi para ajustar os últimos pontos do plano de cortes. As medidas do governo incluem que algumas despesas sejam limitadas pelas regras do arcabouço fiscal, que estipulam que o crescimento de despesas não ultrapasse 70% do aumento das receitas, nem um teto de 2,5% ao ano.
Para formalizar essas restrições, o governo pretende enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso, de modo a incluir mais despesas sob esse teto de crescimento. A medida, contudo, encontra resistência entre alguns ministros, que veem na contenção de gastos uma limitação ao espaço para investimentos e ao financiamento das operações do setor público.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.