520 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
A vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA contou com um apoio surpreendente: eleitores latinos, principalmente homens. Mesmo com um histórico de declarações racistas e promessas de deportação em massa, Trump conseguiu uma adesão significativa desse grupo, o que foi decisivo para seu retorno à Casa Branca. Segundo pesquisas de boca de urna realizadas na terça-feira (5), a candidata democrata Kamala Harris teve maioria entre as mulheres de todas as etnias, mas com uma margem menor do que o esperado. Trump, por outro lado, dominou amplamente entre os homens brancos e conquistou novos votos no eleitorado feminino, embora tenha perdido nesse segmento.
A surpresa veio do apoio latino: Trump cresceu 10 pontos percentuais entre os homens latinos em alguns estados, um avanço expressivo em relação à eleição de 2020, quando foi derrotado por Joe Biden. No entanto, no pleito atual, o republicano obteve apenas 8 pontos percentuais de diferença em relação a Kamala Harris nesse grupo, o que fez a diferença em estados-chave e o levou à vitória com 279 delegados.
O crescimento da preferência entre latinos por Trump é notável. Em 2016, quando venceu Hillary Clinton, ele perdeu o voto latino com uma diferença de 38 pontos percentuais, e, em 2020, a diferença diminuiu para 33 pontos em favor de Biden. Agora, mesmo com seus ataques frequentes, a adesão significativa entre latinos foi crucial em estados-pêndulo.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.