145 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
O ex-chanceler Celso Amorim, atualmente assessor especial do presidente Lula para Assuntos Internacionais, declarou em entrevista ao jornal O Globo que o governo brasileiro adotará uma postura “pragmática” na relação com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Para Amorim, é comum que candidatos adotem um discurso mais duro durante a campanha, mas que suavizem as ações após a vitória, o que ele espera ver no novo mandato de Trump.
Amorim destacou que é cedo para afirmar que Trump seguirá uma política protecionista e enfatizou que o Brasil se mantém contra o protecionismo, apoiando a Organização Mundial do Comércio (OMC). “Candidato fala muita coisa, depois tem que pensar direitinho como vai fazer. Somos contra o protecionismo, somos a favor da OMC. A verdade é que o protecionismo não foi restabelecido totalmente, nem parcialmente, nos últimos anos. É preciso ter calma”, avaliou.
Comparando com os primeiros mandatos de Lula, quando George Bush era presidente dos EUA, Amorim relembrou que o Brasil manteve uma relação pragmática apesar das críticas severas à guerra no Iraque e à Alca. “Isso não nos impediu de ter boas relações. O Brasil fez críticas muito fortes ao Bush, não aprovou a Alca, e o Bush veio aqui duas vezes, colocou o capacete da Petrobras”, recordou Amorim.
O ex-chanceler pontuou que Lula está aberto ao diálogo com Trump, embora ainda não haja confirmação sobre encontros ou conversas antes da posse do republicano. “Acabamos de ter a notícia hoje, é cedo para falar se vamos dialogar antes da posse. Por enquanto, temos a nota de parabenização. Claro que, se formos procurados, reagiremos positivamente”, explicou.
Ao comentar sobre a influência da vitória de Trump no cenário da extrema direita brasileira, Amorim foi enfático ao dizer que não vê fortalecimento do bolsonarismo. “Cada país tem sua realidade. A economia brasileira está se fortalecendo, e Lula está sabendo conduzir de modo a não radicalizar com os adversários”, concluiu.
Com informações.do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.