295 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo Lula agiu rapidamente para parabenizar Donald Trump por sua vitória nas eleições dos Estados Unidos, buscando neutralizar críticas de bolsonaristas, que já atacavam o apoio declarado do presidente à democrata Kamala Harris. A decisão do Planalto visa evitar que o governo seja acusado de questionar o resultado da eleição americana.
Segundo informações da coluna de Jamil Chade, do UOL, membros do governo Lula avaliam que a vitória de Trump pode fortalecer Jair Bolsonaro e impulsionar tentativas de reverter sua inelegibilidade, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que Trump, com quem Bolsonaro mantém uma aliança, poderá amplificar a narrativa de “perseguição” ao ex-presidente e exercer pressão sobre instituições brasileiras, favorecendo o bolsonarismo.
O Planalto também teme que Trump possa apoiar tentativas de desqualificar o atentado de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, tentando suavizar o impacto político do episódio. Esses receios foram reforçados após uma delegação brasileira visitar os Estados Unidos em setembro para conversar com representantes de ambos os partidos. O relatório resultante da viagem aponta para riscos na relação entre Brasília e Washington caso Trump volte ao poder.
O dossiê final, apresentado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao presidente Lula, sugere que a vitória de Trump poderá causar instabilidade na política externa brasileira. Mesmo com as relações comerciais entre os países bem estabelecidas e com grandes investimentos em jogo, a equipe de Lula considera elevado o potencial de impacto negativo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.