344 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) concedeu, por unanimidade, habeas corpus preventivo ao cantor Gusttavo Lima, investigado por suposta participação em lavagem de dinheiro e exploração de jogos ilegais. Com a medida, a prisão de Lima durante o andamento do processo está proibida, e nenhum juiz de primeira instância pode determinar sua detenção.
A decisão inicial foi do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, e os demais membros da 4ª Câmara acompanharam o voto favorável ao habeas corpus. Em setembro, a juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, havia decretado a prisão preventiva do cantor. Segundo a magistrada, o artista teria auxiliado na fuga de José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Henriques Truta Rocha, donos da empresa Vai de Bet e supostamente envolvidos em atividades ilícitas, ao transportá-los em seu jato.
Lima foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco, acusado de lavagem de dinheiro e organização criminosa, junto com outras 53 pessoas, incluindo a influenciadora digital Deolane Bezerra. As acusações sugerem que o cantor teria movimentado recursos de origem ilícita, vindos de atividades como jogo do bicho e apostas online.
O Ministério Público de Pernambuco, que recebeu o inquérito, avalia se apresentará denúncia contra o sertanejo. A defesa de Lima nega as acusações e afirma que o cantor não praticou qualquer irregularidade.
Além da fuga assistida, as autoridades também investigam transações envolvendo um jato e um helicóptero de luxo do cantor, com suspeita de emissão de notas fiscais falsas. Lima havia deixado o Brasil pouco antes da determinação judicial de prisão, mas o TJ-PE revogou a decisão no dia seguinte.
O caso expôs ainda as conexões do cantor com outros investigados, como Darwin Henrique da Silva Filho, dono da Esportes da Sorte, e o casal José André e Aislla, proprietários da VaideBet.
Com informações da Fòrum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.