457 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não poderá comparecer à posse de Donald Trump nos Estados Unidos, prevista para janeiro de 2025. Bolsonaro está com o passaporte retido e proibido de sair do Brasil, devido a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. A Polícia Federal apreendeu o passaporte do ex-presidente, e a liberação depende de uma nova decisão de Moraes ou do STF.
Os advogados de Bolsonaro podem recorrer da medida, mas pedidos semelhantes foram negados anteriormente. Em março, Moraes rejeitou a solicitação de devolução do passaporte, quando Bolsonaro planejava uma viagem a Israel a convite do premiê Benjamin Netanyahu. A decisão sobre a possibilidade de Bolsonaro deixar o país depende, portanto, de uma deliberação do STF ou de Moraes, relator do inquérito sobre a tentativa de golpe.
Nesta quarta-feira (6), Bolsonaro publicou em suas redes sociais um vídeo ao lado de Trump, acompanhado de um trecho bíblico: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. A imagem sugere apoio a Trump, mas destaca a situação restritiva de Bolsonaro, que, se processado pelos crimes investigados, pode enfrentar penas de até 23 anos de prisão e inelegibilidade superior a 30 anos.
Com informações. do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.