157 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Força Aérea Brasileira (FAB) já repatriou 2.072 brasileiros e 24 animais de estimação na Operação “Raízes do Cedro”, que segue em ritmo acelerado no resgate de cidadãos brasileiros no Líbano, país em crise. No décimo voo da missão, realizado nesta terça-feira (5), foram trazidos mais 213 pessoas e quatro animais, além de 27,3 toneladas de doações essenciais, incluindo insumos hospitalares e cestas básicas para a população libanesa.
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e com a colaboração dos Ministérios da Saúde e da Defesa, a operação demonstra a capacidade de resposta do governo Lula em missões humanitárias e no apoio à comunidade brasileira no exterior. A missão também carrega medicamentos vitais como filgrastim e anfotericina B lipossomal, coletados pela Embaixada e Consulado-Geral do Líbano, em parceria com a Associação Unidos pelo Líbano (UpL), sem comprometer os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Desde o início da operação, já foram enviadas mais de 110 toneladas de insumos para o Líbano, demonstrando a efetividade e a solidariedade brasileira em momentos de crise. A operação, inicialmente planejada para repatriar cerca de 500 brasileiros semanalmente, superou as expectativas, com uma logística bem-sucedida.
A missão é conduzida com o apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), utilizando aeronaves KC-30, do Esquadrão Corsário, com base no Galeão (RJ), e KC-390 Millennium, operados pelo Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis (GO). Essa estrutura garante a segurança e rapidez no transporte dos brasileiros e dos suprimentos necessários.
Com informações do Brasi 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.