423 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A rede social X, antiga Twitter, e seu proprietário Elon Musk tornaram-se grandes difusores de desinformação sobre as eleições dos Estados Unidos, conforme destaca um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), citado pela Reuters. A entidade sem fins lucrativos aponta que publicações falsas ou distorcidas feitas por Musk sobre o processo eleitoral já acumulam cerca de 2 bilhões de visualizações em 2024, ampliando a difusão de mentiras em estados decisivos para a definição do próximo presidente norte-americano.
Especialistas alertam que o X tem um papel central na propagação de boatos e alegações falsas em regiões onde o resultado pode decidir a eleição. Kathleen Carley, da Universidade Carnegie Mellon, explica que a enorme base de seguidores de Musk (aproximadamente 203 milhões) intensifica o “efeito de rede”, pois o conteúdo do X rapidamente se espalha para outras plataformas, como Reddit e Telegram. “O X age como um canal entre plataformas”, observou Carley.
Desde que Musk comprou a plataforma, mudanças significativas ocorreram, como a redução das políticas de moderação e demissões em massa, transformando a rede em terreno fértil para a desinformação. Declaradamente apoiador de Donald Trump contra Kamala Harris, Musk publicou ao menos 87 mensagens consideradas falsas ou enganosas, segundo o CCDH.
No estado da Pensilvânia, um dos mais importantes swing states, contas do X interpretaram incorretamente comunicados de autoridades eleitorais sobre registros incompletos, espalhando a narrativa falsa de fraude. Philip Hensley-Robin, da organização não-partidária Common Cause, esclareceu que as ações dos funcionários eleitorais visam garantir que apenas eleitores aptos participem do pleito.
Além disso, a empresa de monitoramento Cyabra identificou que uma conta com 117 mil seguidores no X ajudou a espalhar um vídeo falso, onde supostamente cédulas para Trump eram destruídas. O X afirmou ter tomado medidas contra algumas contas, mas não especificou quais ações foram implementadas.
Apesar da existência da ferramenta Community Notes, que permite aos usuários adicionar contexto às postagens, críticos dizem que a falta de moderação mais rígida em um ano eleitoral crucial compromete a credibilidade da rede, além de fomentar a desinformação sobre o sistema eleitoral dos EUA.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.