304 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Brasil celebra um marco inédito no cenário da segurança internacional: pela primeira vez, um brasileiro liderará a Interpol, maior organização policial do mundo. Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal, foi eleito para o cargo de secretário-geral em junho deste ano, e sua nomeação foi confirmada pela Assembleia Geral da Interpol nesta segunda-feira (4). Urquiza assume o posto, que ocupará até 2030, sucedendo o alemão Jürgen Stock e trazendo consigo uma visão renovada para o fortalecimento da cooperação entre polícias de todas as nações, especialmente com foco no Sul Global.
Urquiza celebrou o resultado, destacando a importância de uma Interpol inclusiva e eficaz na segurança global. "Podemos construir uma Interpol que sirva como um farol de esperança e segurança, trabalhando junto a todas as forças policiais para um mundo mais seguro para todos", declarou o brasileiro.
A Polícia Federal, através de suas redes sociais, comemorou o feito, apontando o apoio essencial do Ministério da Justiça e do Ministério das Relações Exteriores na campanha para eleger Urquiza. Segundo o comunicado, essa nomeação representa o reconhecimento do papel de liderança da PF na cooperação policial internacional.
Delegado da PF Valdecy Urquiza é nomeado Secretário-Geral da @INTERPOL_HQ. É a primeira vez que um brasileiro e representante de um país do sul global assume liderança da maior organização policial do mundo.
— Polícia Federal (@policiafederal) November 5, 2024
A exitosa campanha pela eleição do brasileiro Valdecy Urquiza a… https://t.co/KBSyUKhmxy pic.twitter.com/gQq3kjK4aq