388 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A China pode suspender a exportação de lítio e outras matérias-primas para a União Europeia (UE), após a introdução de tarifas adicionais de até 35,3% sobre carros elétricos chineses, decisão que levou o país asiático a recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo o analista Leonid Khazanov, além do lítio, produtos como cobre e alumínio também podem ser incluídos nas restrições, o que teria um impacto significativo nos custos de produção dos fabricantes de carros elétricos europeus.
Conforme a Comissão Europeia, as alíquotas específicas atingem 35,3% para a Saic, 18,8% para a Geely, 17% para a BYD e 7,8% para os carros produzidos na China pela americana Tesla, de Elon Musk. Fontes da agência Ansa indicam que esses impostos podem chegar a 45% para veículos elétricos chineses importados.
A introdução das tarifas pela UE e a retaliação chinesa indicam uma escalada nas tensões comerciais entre os dois blocos. O impacto dessa possível suspensão de exportações pode não apenas elevar os preços dos materiais críticos para a indústria de veículos elétricos, mas também aumentar os custos e afetar a competitividade dos fabricantes europeus no setor.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.