1061 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como "Fátima de Tubarão", inicie o cumprimento de sua pena de 17 anos de prisão em regime fechado. A condenação foi decretada em agosto deste ano, e a decisão agora é definitiva, não havendo possibilidade de recursos para reverter a sentença.
"Fátima de Tubarão" foi condenada por sua participação nos atos de vandalismo e violência ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, apoiadores extremistas invadiram e destruíram instalações dos Três Poderes. Fátima foi filmada incitando ataques, chegando a mencionar o ministro Moraes, afirmando: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora.” Essa declaração foi usada como prova de sua incitação à violência.
O STF a condenou por cinco crimes, entre eles, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A pena somada resultou nos 17 anos de reclusão.
Com a decisão, inicia-se o processo de execução penal, incluindo exames médicos e preparação para o cumprimento da pena. Haverá, ainda, o desconto dos dias que ela já passou em prisão provisória.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.