395 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi intimado pela Polícia Federal (PF) a depor no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PF considera este depoimento uma fase crucial nas investigações, que também envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e espera concluir o inquérito na primeira quinzena de novembro.
Ramagem, que atuou como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, é suspeito de ter utilizado a agência para monitorar ilegalmente figuras públicas, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, jornalistas e outros críticos do governo. Segundo as investigações, esse monitoramento teria sido feito sem qualquer autorização judicial, configurando abuso de poder e violação de direitos fundamentais.
A PF também apura o possível uso de software espião sob coordenação de Ramagem, o que, segundo fontes, teria sido detectado em operações passadas. O inquérito visa esclarecer se houve articulações ilícitas no período pós-eleitoral de 2022, visando garantir a integridade das instituições e da ordem democrática no país.
Caso as evidências sejam confirmadas, há uma expectativa de que Ramagem, Bolsonaro e outros envolvidos possam ser indiciados pela tentativa de golpe. Em 2024, Ramagem concorreu à prefeitura do Rio de Janeiro como candidato de Bolsonaro, mas foi derrotado no primeiro turno. Procurado para comentar, Ramagem preferiu não se manifestar.
Com informações jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.