212 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, criticou nesta segunda-feira (4) a pressão de setores da mídia e do mercado financeiro para cortes nos investimentos públicos e nas políticas sociais, especialmente na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) definirá a nova taxa Selic. Em publicação nas redes sociais, Gleisi destacou que o verdadeiro problema econômico não está nos gastos do governo, mas nos juros exorbitantes que alimentam a dívida pública e prejudicam empresas. “Apostam contra o país e os ’analistas’ na mídia ainda lhes dão razão”, criticou.
Esta semana será marcada por decisões de política monetária que devem impactar os mercados, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Na quarta-feira (6), o Copom divulgará sua decisão sobre a Selic, com previsão de alta para conter a inflação, segundo expectativas de economistas da XP e Itaú. Para eles, o contexto atual de inflação pode exigir uma elevação de 0,50 ponto percentual, em resposta ao “fluxo preocupante” de dados recentes.
O Relatório Focus, que reúne as projeções de inflação, PIB e juros, será divulgado antes da reunião do Copom, oferecendo uma visão do mercado sobre o cenário econômico. Já nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) também deve realizar um ajuste nos juros, com previsão de alta de 0,25 ponto percentual na quinta-feira (7), de olho nas pressões inflacionárias.
Outro ponto de atenção internacional será o Índice de Confiança da Universidade de Michigan, a ser divulgado na sexta-feira (8), refletindo o humor dos consumidores americanos em meio às condições econômicas desafiadoras. Esses eventos, tanto no Brasil quanto nos EUA, devem ditar o ritmo dos mercados nos próximos dias.
Veja a publicação de Gleisi no X:
Na semana do Copom, aumenta ainda mais a pressão na mídia por cortes nos investimentos do governo e nas políticas públicas para o povo. Só que o único descontrole na economia não é nos gastos do governo, mas nos juros estratosféricos que fazem crescer a dívida pública e já…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 4, 2024