479 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O vereador e policial Fabrício Rosa (PT-GO) expôs a realidade da criminalidade em Goiás, contestando a afirmação do governador Ronaldo Caiado de que o estado não teria problemas de segurança pública. Em vídeo publicado neste domingo (3), Rosa desmonta a retórica de Caiado, que afirmou na semana passada, durante reunião com o presidente Lula sobre a PEC da Segurança Pública, que "acabou com o crime" em Goiás.
Caiado, ao criticar a PEC proposta pelo governo, declarou que no estado há "segurança plena". Lula ironizou a declaração, sugerindo que Caiado deveria orientar os demais governadores sobre como "resolver" o problema de segurança em seus estados, arrancando risadas dos presentes.
Em resposta às declarações de Caiado, Fabrício Rosa trouxe dados concretos: "A taxa de homicídios em Goiás é de 23 mortes para cada 100 mil habitantes, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, maior que a taxa de estados governados pela esquerda e pela direita." Ele destacou que essa taxa é superior à do Piauí (22) e Rio Grande do Sul (18), e que Goiás lidera nacionalmente em casos de trabalho escravo, com 739 casos em 2023.
Rosa também ressaltou que, de 2018 a 2023, os casos de feminicídio aumentaram 52% em Goiás, e que a violência doméstica contra mulheres registrou mais de 20 mil casos no ano passado. “A situação é grave e as estatísticas não mentem. Caiado tenta pintar um cenário de segurança, mas quem vive em Goiás sabe a realidade,” enfatizou Rosa.
Assista ao vídeo: