202 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (4) com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) para acertar os detalhes de um pacote de corte de gastos públicos. A medida foi reforçada por Lula, que solicitou a Haddad que cancelasse uma viagem à Europa para concentrar-se na aprovação do ajuste fiscal, segundo informações da Veja.
A necessidade de controle de gastos foi prometida pela equipe econômica após as eleições municipais, mas a falta de um prazo para o anúncio gerou preocupações no mercado financeiro, levando o dólar a alcançar R$ 5,90. A equipe econômica enfatiza que o governo deve limitar despesas obrigatórias ao crescimento previsto no arcabouço fiscal, de até 2,5% acima da inflação.
Entre as possibilidades em análise, estão o fim dos supersalários, ajustes no seguro-desemprego, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas transferências do Fundeb. Contudo, algumas dessas medidas enfrentam resistência dentro do próprio governo. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), já declarou ser contrário a mudanças no seguro-desemprego e ameaçou pedir demissão se qualquer alteração for feita sem consulta a ele. Em relação ao BPC, há também objeções por parte do Palácio do Planalto.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.