275 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltadas para a indústria alcançaram 27% do total de aprovações até setembro, superando o setor do agronegócio, que ficou com 26% do volume de crédito liberado — um feito inédito desde 2016. O banco de fomento aprovou, até o momento, R$ 154 bilhões em créditos para a iniciativa Nova Indústria Brasil, com um recorde de R$ 9 bilhões direcionados a projetos de inovação.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, ressaltou a relevância dessa retomada e o compromisso do banco em promover um ambiente favorável para o fortalecimento da indústria brasileira. "Estamos vivenciando uma mudança na qualidade do crescimento do país, impulsionado pela indústria e pelos investimentos. Esse cenário reflete confiança na expansão produtiva, com o apoio de condições macroeconômicas favoráveis e de programas como o Nova Indústria Brasil", afirmou Mercadante. A iniciativa visa incentivar uma indústria mais sustentável e tecnológica, com foco em exportações e inovação.
Outro sinal positivo vem da PNAD Contínua, do IBGE, que apontou queda na taxa de desocupação, atingindo 6,4% no trimestre encerrado em setembro — a segunda menor taxa da série histórica iniciada em 2012. Esse crescimento do emprego industrial aumentou a ocupação no setor em 3,2%, destacando o papel crucial da indústria na geração de empregos e na melhoria da renda no Brasil.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.