552 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o aumento expressivo de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, iniciado neste domingo, em 1.753 municípios. Em visita à Sala de Monitoramento do exame, Lula destacou que essa adesão reflete o compromisso dos jovens com o próprio futuro e com o desenvolvimento do Brasil, valorizando o esforço dos participantes e suas famílias.
Lula enalteceu o Enem como um caminho para a independência, especialmente para as mulheres, ao permitir uma formação que favorece autonomia. “A mulher, com uma profissão, ganha sua independência e não precisa se submeter a situações indesejáveis. O estudo é essencial para a liberdade”, afirmou.
Neste primeiro dia de prova, os candidatos enfrentaram 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação. No próximo domingo, a etapa será dedicada a ciência da natureza e matemática. O gabarito será divulgado em 20 de novembro e o resultado final, em janeiro de 2025, determinando o acesso ao ensino superior.
Criado em 1998, o Enem é uma das principais portas de entrada para universidades brasileiras e, cada vez mais, para instituições em Portugal. Com ele, os jovens podem utilizar as notas em programas como o Sisu, ProUni e Fies, além de ter oportunidades de estudo em universidades internacionais.
Lula reafirmou o papel da educação como alicerce do desenvolvimento nacional, afirmando que “o Brasil será competitivo globalmente quando exportar sabedoria e inteligência.” O crescimento no número de inscritos, segundo ele, é um reflexo do compromisso do país com uma sociedade mais justa e independente.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.