236 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma proposta inovadora: a criação de uma tributação de 2% sobre os super-ricos, visando levantar recursos significativos para o combate à pobreza e às desigualdades globais. A proposta será discutida durante a cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, reunindo os países com as maiores economias do mundo.
Em entrevista ao canal francês TF1, Lula destacou o potencial da medida para gerar entre 250 e 300 bilhões de dólares, um montante capaz de financiar políticas de erradicação da fome e apoiar populações em situação de vulnerabilidade. “Se essa tributação acontecer, a gente pode arrecadar de 250 a 300 bilhões de dólares, dinheiro suficiente para combater a pobreza”, afirmou o presidente.
Lula salientou que atualmente cerca de 3 mil pessoas detêm uma fortuna acumulada de 15 trilhões de dólares, um patrimônio que, segundo ele, pode e deve contribuir para resolver questões sociais urgentes. "Não é possível que a gente não tenha competência para fazer com que essas pessoas paguem tributo para que a gente possa arrecadar dinheiro para acabar com a fome e com as mazelas que hoje atingem a humanidade”, argumentou.
A proposta do presidente reflete o compromisso do governo brasileiro em promover uma economia mais justa, que contribua para reduzir as desigualdades sociais tanto no Brasil quanto no cenário global, estimulando outros países a adotarem medidas semelhantes.
Com informações da InfoMoney
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.