696 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou apoio à candidatura de Kamala Harris nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, considerando sua vitória um passo importante para o fortalecimento da democracia americana e global. Em entrevista ao canal francês TF1, Lula destacou que o retorno de Donald Trump à política representa um risco não só para os EUA, mas para democracias ao redor do mundo, lembrando o ataque ao Capitólio como um exemplo alarmante de como o extremismo pode ameaçar os pilares democráticos.
Lula criticou a gestão de Trump, enfatizando que o episódio do Capitólio evidenciou a fragilidade do sistema democrático americano, antes visto como modelo global. “A vitória de Kamala traria segurança para a democracia dos Estados Unidos. O que vimos no final do mandato de Trump foi um ataque ao Capitólio, algo impensável, que fez ruir a imagem dos EUA como modelo de democracia”, afirmou.
O presidente brasileiro alertou para o aumento de discursos de ódio e a normalização de ideologias extremistas, como o fascismo e o nazismo, que ressurgem com "uma nova roupagem" e ameaçam o convívio democrático em diversas partes do mundo. “Vivemos uma era em que o ódio e as mentiras são espalhados diariamente, seja nos EUA, na Europa ou na América Latina. Como defensor da democracia, torço pela vitória de Kamala Harris, para que possamos preservar esse valor tão sagrado que conquistamos.”
A postura de Lula reflete o compromisso com a defesa de democracias estáveis e inclusivas, diante de um cenário global onde o autoritarismo tenta ganhar espaço sob novas formas e discursos.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.