156 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Itamaraty divulgou nesta sexta-feira (1º) uma nota oficial em resposta aos ataques recentes da Venezuela contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diplomatas brasileiros. No documento, o governo brasileiro condena o “tom ofensivo” das declarações do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de outras autoridades do país vizinho.
“O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais”, afirma a nota do Itamaraty. “A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo”, ressaltou, reafirmando o compromisso do Brasil com a soberania de cada país.
A crise diplomática se intensificou após o Brasil se recusar a reconhecer a vitória de Maduro nas eleições recentes e, em seguida, vetar a entrada da Venezuela no Brics. A Venezuela, em retaliação, convocou seu embaixador em Brasília e lançou duras críticas ao assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, chamando-o de “mensageiro do imperialismo norte-americano”.
Além das declarações de Maduro, a Polícia Nacional Bolivariana publicou uma imagem com a bandeira brasileira e uma mensagem provocativa: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal”, elevando ainda mais o tom das hostilidades.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.