387 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deve encerrar em novembro os inquéritos que investigam a tentativa de golpe de Estado e o ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Entre os investigados está o ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa foi anunciada pelo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, nesta sexta-feira (1º).
Segundo Rodrigues, a investigação segue critérios de autonomia, qualidade da prova e responsabilidade. “A equipe está empenhada para que, ainda neste mês, todas as investigações relacionadas aos ataques à democracia sejam concluídas,” afirmou ele a jornalistas.
O inquérito sobre a trama golpista envolve Bolsonaro e ex-ministros da ala militar: os generais Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira. Segundo a PF, o material coletado aponta para o envolvimento do ex-presidente na elaboração de uma minuta golpista.
Outro inquérito investiga o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres; um oficial da Polícia Militar do DF e um da Polícia Federal, por omissão. O relatório preliminar da PF, já enviado ao STF, indica “falhas evidentes” na resposta ao ataque por parte das autoridades locais.
Essas autoridades são suspeitas de omissão ao não impedir o ato golpista, promovido por bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de 2022, que garantiu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.