207 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em um encontro com governadores em Brasília, nesta quinta-feira (31), o presidente Lula (PT) respondeu com ironia às declarações do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), sobre segurança pública. A reunião tinha como pauta central a discussão de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que ampliaria a atuação do governo federal em políticas de segurança, fortalecendo a Polícia Federal e sugerindo a criação de uma nova força policial ostensiva sob controle da União.
Durante a reunião, Caiado afirmou que a PEC ameaçaria a autonomia das forças de segurança estaduais, transferindo parte do controle das polícias estaduais para a esfera federal. “É inadmissível qualquer invasão nas atribuições dos estados quanto ao comando de suas polícias civil, militar e penal, que garantem a segurança com total parceria da PF e PRF”, declarou Caiado, destacando que Goiás “não enfrenta problemas de segurança”.
Lula, então, rebateu com ironia, sugerindo que Goiás seria o único estado livre de problemas de segurança. “Hoje eu conheci o único estado que não tem problema de segurança, que é Goiás. Pedi até ao [ministro da Justiça, Ricardo] Lewandowski que faça uma visita para conhecer o modelo, que pode ser referência para outros estados”, provocou o presidente, aludindo que Caiado poderia ter liderado a reunião para compartilhar suas supostas “estratégias de sucesso”.
Após o evento, Caiado expressou sua insatisfação com o tom da resposta de Lula. “Não é um assunto para ser discutido nesse nível. Não cabe ironia”, disse o governador, em declaração à imprensa.
LAPADA ÉPICA: o Ronaldo Caiado foi fazer gracinha com o presidente Lula e tomou uma invertida que está até agora procurando o caminho de Goiás!pic.twitter.com/faheiQ6MHk
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) November 1, 2024