328 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, junto com o presidente da EBC, Jean Lima, anunciou a contratação de Rita Von Hunty, drag queen e influenciadora, para apresentar o novo programa “Como Nascem os Heróis” na TV Brasil. A série, prevista para março de 2025, abordará figuras históricas e a formação da identidade brasileira. Entretanto, parte da militância petista reagiu de forma crítica, apontando a postura antipetista anterior de Rita e questionando a presença de uma abordagem identitária que, segundo eles, pode favorecer a extrema direita ao dividir a esquerda.
Para esses críticos, o foco em pautas identitárias corre o risco de enfraquecer o debate em torno de questões socioeconômicas e de unidade popular, desviando o foco da luta contra a desigualdade e justiça social. Eles defendem que, em um contexto de valores conservadores como o do Brasil, o identitarismo pode alienar eleitores, afastando parte da população ao explorar agendas específicas. Essa fragmentação, apontam, acaba sendo aproveitada pela extrema direita, que usa temas como tradição e valores familiares para fortalecer suas bases e enfraquecer as forças progressistas.
Segundo especialistas, em um ambiente político polarizado, pautas identitárias têm sido utilizadas como terreno para a extrema direita explorar um discurso de “valores tradicionais”, criando um cenário onde a esquerda aparece desconectada das necessidades da maioria da população. Essas divisões oferecem espaço para a direita radicalizar eleitores em torno de uma retórica que critica o “politicamente correto” e usa a pauta identitária para promover a ideia de que a esquerda prioriza interesses específicos, deixando de lado questões populares e coletivas.
No cenário global, figuras de extrema direita, como Donald Trump e Jair Bolsonaro, capitalizam essas divisões ao afirmar que a agenda identitária da esquerda ameaça o modo de vida tradicional e as famílias. Esse discurso, que usa o medo de mudanças culturais rápidas, fortalece a base conservadora e acirra a polarização, enfraquecendo, assim, o campo progressista que busca representar uma frente ampla.
Veja algumas das reações:
Estou indignada. Vários petista sendo ameaçados de ser presos, sendo perseguidos, sofrendo retaliação pro governo dar uma facada nas costas dele mesmo com esse traíra oportunista pic.twitter.com/gdhZGabgYa
— Materialismo histórico! VOTE 13 (@domingoparque) November 1, 2024
Vai ter Rita Von Hunty na TV Brasil!
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 31, 2024
“Como Nascem os Heróis” é a nova série da @TVBrasil, um projeto inédito que vai contar a história dos nossos grandes heróis e heroínas brasileiras com um olhar reflexivo sobre a nossa identidade nacional. A série chega à programação em… pic.twitter.com/3gxWP7L1QX