936 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A multinacional brasileira WEG, conhecida pela produção de motores e geradores, anunciou um robusto investimento de R$ 1,8 bilhão para expandir a fabricação de baterias para veículos elétricos no Brasil. Essa decisão marca um novo ciclo de crescimento para a empresa, reforçando sua atuação no mercado de energia renovável e mobilidade sustentável. Com o rápido avanço do setor de veículos elétricos, que já alcança 3,2% do mercado automotivo nacional, a WEG aposta na crescente demanda por tecnologias de baixa emissão de carbono.
O investimento faz parte do programa Nova Indústria Brasil (NIB), uma iniciativa lançada em 2023 para fortalecer a indústria brasileira com foco na transição energética e em parcerias público-privadas. A WEG direciona sua estratégia para a exploração das reservas nacionais de lítio, buscando reduzir a dependência de importações e fortalecer a cadeia produtiva local, apoiando o Brasil em se tornar referência mundial em sustentabilidade.
Além da produção de baterias, a WEG tem investido na verticalização industrial no Brasil e no México, destinando R$ 670 milhões para expandir suas fábricas e modernizar seus processos. No Brasil, os parques industriais de Itajaí e Guaramirim, ambos em Santa Catarina, serão beneficiados, com foco na ampliação da produção de fios e na fundição.
A proposta de fortalecer a produção de baterias para veículos elétricos vem ao encontro do protagonismo do Brasil em biocombustíveis, onde o país já figura como segundo maior produtor e consumidor mundial. Segundo a Agência Internacional de Energia, o Brasil responderá por 40% do crescimento da oferta global de biocombustíveis até 2028, consolidando ainda mais sua posição na agenda global de energia limpa.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.