512 visitas - Fonte: Plantão Brasil
No artigo de Emir Sader, a trajetória e a liderança de Lula são destacadas como elementos essenciais para o fortalecimento da democracia e da resistência ao neoliberalismo na América Latina. Para Sader, a presença de Lula é fundamental na articulação de um continente que resiste à pressão imperialista e busca alternativas para o desenvolvimento econômico e social. Ele relembra momentos de superação de Lula, desde a sua prisão até o retorno à presidência, ressaltando que essa liderança foi fortalecida por experiências difíceis, como o lawfare que afastou Dilma Rousseff e encarcerou Lula injustamente.
Emir destaca a importância dos BRICS como o movimento geopolítico mais importante do século XXI, apontando que, liderado por Lula, o grupo simboliza uma resistência ao domínio dos Estados Unidos. Para o autor, a volta de Lula ao poder representa uma renovação na liderança antineoliberal que une Brasil, México e Colômbia no fortalecimento de uma América Latina soberana e democrática. O artigo também evidencia a disparidade entre os caminhos seguidos por Brasil e Argentina, com Lula representando um modelo de progresso e Milei uma aliança subordinada aos interesses dos Estados Unidos e Israel.
Para Emir Sader, o futuro da América Latina depende diretamente da articulação desses países em prol de um projeto de integração, e Lula surge como a figura central para consolidar essa união e fortalecer a luta por um continente independente, socialmente justo e progressista.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.