376 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As enchentes que atingiram a região de Valência, no leste da Espanha, desde terça-feira (29), já deixaram ao menos 95 mortos, no que está sendo considerado o pior desastre natural no país neste século. As chuvas torrenciais devastaram áreas inteiras, transformando ruas em rios, arrastando carros e destruindo pontes, e o número de vítimas ainda pode aumentar, já que dezenas de pessoas seguem desaparecidas.
O ministro dos Transportes, Óscar Puente, relatou que muitos corpos ainda estão presos dentro de veículos tomados pela água. Aproximadamente 80 quilômetros de rodovias foram danificados, e o acesso a algumas áreas permanece impossível devido ao acúmulo de destroços. Vários municípios, como Turís e Utiel, registraram volumes de chuva que ultrapassam o esperado para o ano inteiro, e operações de resgate têm sido intensas, com o auxílio de helicópteros para resgatar pessoas isoladas.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, está a caminho da região para acompanhar de perto a situação e declarou três dias de luto nacional. Ele também alertou a população a seguir as orientações das equipes de emergência, já que as tempestades devem continuar nesta quinta-feira, com previsão de mais chuvas intensas.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram cenas de desespero: moradores subindo em árvores para escapar da correnteza e ruas inteiras cobertas por uma espessa camada de lama. Cientistas alertam que eventos climáticos extremos como este, agravados pela crise climática, estão cada vez mais frequentes na região.
Em solidariedade, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva expressou apoio ao povo espanhol e reforçou a urgência de união global para combater as mudanças climáticas. “As imagens das chuvas na Espanha são chocantes e nos unem em solidariedade. Precisamos de mais unidade global para frear a crise climática, que tem trazido devastação tanto ao Brasil quanto ao mundo”, afirmou Lula em suas redes sociais.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.