134 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
Em entrevista nesta quarta-feira (30) à Rádio Itatiaia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a proposta de anistia aos golpistas do 8 de janeiro e sua possível disputa com Jair Bolsonaro em 2026. Lula criticou a ideia de conceder anistia antes de concluir as investigações sobre todos os envolvidos na tentativa de golpe, deixando claro que é fundamental identificar quem esteve por trás dos ataques contra a democracia.
“Não dá para antecipar essa discussão de anistia. Primeiro, temos que concluir as investigações do 8 de janeiro. Só depois disso, se for o caso, discutimos o perdão para quem já está preso há muito tempo”, explicou Lula, ressaltando que, como alguém que lutou pela anistia no passado, entende a importância desse ato, mas considera a situação atual bem diferente. “Nem todos foram identificados e condenados ainda. A sociedade precisa saber quem tentou dar o golpe neste país”, completou.
Questionado sobre a possibilidade de Bolsonaro ser seu adversário nas eleições de 2026, Lula afirmou que não escolhe seus oponentes e deixou aberta a possibilidade de reeleição. “Se ele conquistar o direito de ser candidato, que seja. Já derrotei ele quando estava na oposição; agora, como governo, só perco se for incompetente”, declarou Lula com confiança.
Assista ao vídeo:
A fala de Lula sobre a Anistia ???? pic.twitter.com/1Jtdi0XXq5
— Cídya Mara?? (@arc_maiana) October 30, 2024