139 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
A Venezuela convocou nesta quarta-feira (30) seu embaixador em Brasília para "consultas", em resposta ao veto brasileiro ao convite ao presidente Nicolás Maduro como país parceiro dos BRICS, durante a recente cúpula do grupo em Kazan, Rússia. O gesto de Caracas reflete o descontentamento com a posição do governo brasileiro, que também não reconheceu a recente reeleição de Maduro, alegando falta de transparência no processo.
Em nota, o governo venezuelano expressou “firme repúdio” às declarações do assessor especial da Presidência brasileira, Celso Amorim, acusando-o de agir como um "mensageiro do imperialismo norte-americano" ao questionar processos internos venezuelanos. A declaração também acusa o Brasil de adotar uma postura "antilatino-americana" ao vetar a inclusão da Venezuela como parceiro dos BRICS, contrariando, segundo o governo venezuelano, a aprovação dos demais membros do bloco.
A relação entre Brasil e Venezuela esfriou após a falta de entrega de atas do Conselho Nacional Eleitoral venezuelano, que, conforme Amorim, compromete a confiança nas eleições do país. Em resposta, Caracas apontou que o Brasil estaria seguindo uma política de bloqueio semelhante às sanções impostas pelos EUA contra a Venezuela.
Caso Maduro opte por romper relações diplomáticas, como já fez com outros países da região, é possível que o embaixador não retorne ao Brasil, podendo representar um corte nas relações bilaterais entre os dois países.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.