864 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
O Brasil votou nesta quarta-feira (30) a favor de uma resolução da ONU que condena o embargo dos Estados Unidos contra Cuba, alinhando-se com a maioria global. A medida, aprovada por 187 países, reforça o posicionamento de rejeição ao bloqueio, retomado pelo Brasil na gestão do presidente Lula após quatro anos de alinhamento com os Estados Unidos sob o governo Bolsonaro.
Apenas os Estados Unidos e Israel se posicionaram contra a resolução, enquanto a Moldávia se absteve. Mesmo aliados tradicionais dos americanos, como nações europeias, Japão e Austrália, votaram a favor da condenação ao embargo.
A resolução pede que os EUA eliminem as restrições econômicas e comerciais impostas à ilha. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou que o Brasil se opõe firmemente ao embargo, afirmando que as únicas sanções legítimas são aquelas decididas pelo Conselho de Segurança da ONU. Vieira reforçou que o bloqueio gera “um sofrimento incalculável” para a população cubana.
Ainda segundo o chanceler, o Brasil tem colaborado com Cuba para enfrentar a grave crise energética, intensificada tanto pelo embargo quanto pelo impacto do furacão Oscar, que resultou em destruição e mortes na ilha. Vieira ressaltou que o bloqueio prejudica o acesso a bens essenciais como medicamentos e tecnologias, afetando diretamente os direitos humanos dos cubanos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.