777 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O consórcio Novas Escolas Oeste SP, liderado pela Engeform Engenharia LTDA — empresa conhecida por administrar cemitérios como o Consolação em São Paulo — venceu o leilão para construir e manter 17 novas escolas estaduais em um contrato de 25 anos, no valor de R$ 3,38 bilhões. A proposta oferecida pelo consórcio foi de R$ 11,98 milhões mensais, valor abaixo do teto previsto.
Sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), o projeto prevê a terceirização de serviços não pedagógicos das escolas, mantendo a Secretaria da Educação responsável apenas pelo conteúdo pedagógico. A decisão tem gerado reações e protestos de estudantes e educadores, que criticam a privatização da gestão escolar e temem que a medida prejudique a qualidade e o foco na educação pública.
O modelo de terceirização para construção e manutenção de escolas reforça a intenção do governo estadual de reduzir gastos diretos, porém, esbarra na resistência de setores da educação que alertam para o risco de impacto na autonomia e na qualidade dos serviços escolares.
Com informações do Brasill 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.