820 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Pentágono informou nesta segunda-feira (28) que os Estados Unidos não imporão restrições ao uso de armas pela Ucrânia caso a Coreia do Norte entre diretamente no conflito. Esse posicionamento surge em meio a relatos de que tropas norte-coreanas foram enviadas à região de Kursk, na Rússia, próximo à fronteira ucraniana, como tentativa de compensar as perdas russas no front. Segundo Mark Rutte, secretário-geral da Otan, a crescente cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte representa uma ameaça tanto ao Indo-Pacífico quanto à segurança euro-atlântica.
Estima-se que cerca de 10 mil soldados norte-coreanos já estejam em treinamento no leste da Rússia, com movimentações indicando aproximação de Kursk, segundo a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh. A inteligência ucraniana confirmou que algumas unidades foram vistas na região de fronteira, onde tropas ucranianas já realizam operações desde agosto. O governo de Kiev cobra de seus aliados a remoção de restrições sobre ataques de longo alcance contra a Rússia, considerando o novo cenário.
A presença dessas tropas estrangeiras é vista pela Otan como sinal do desespero de Putin, que não consegue manter o ataque sem apoio internacional. Mark Rutte destacou que o governo russo já conta mais de 600 mil soldados mortos ou feridos e enfrenta dificuldades em sustentar o conflito.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.