611 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Com o fim das eleições municipais, aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão preocupados com possíveis novas denúncias contra o ex-presidente. Segundo a coluna de Malu Gaspar, em O Globo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve decidir em breve sobre duas investigações contra Bolsonaro: a fraude na carteira de vacinação da Covid-19 e o caso das joias sauditas. A equipe do procurador-geral Paulo Gonet teria aguardado o término do pleito de outubro para evitar interferências eleitorais.
As investigações, impulsionadas pela delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, avançaram significativamente, e a Polícia Federal já indiciou Bolsonaro. O maior receio entre os aliados do ex-presidente, no entanto, é a possibilidade de ele ser indiciado pela trama golpista para tentar impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, o que poderia acarretar acusações de crimes graves, como golpe de Estado e associação criminosa, com penas superiores a 28 anos.
Uma fonte próxima ao ex-presidente avalia que, se manifestantes foram condenados a 17 anos pelo STF por invadir as sedes dos Três Poderes, a pena para Bolsonaro poderia alcançar 30 ou 40 anos. A expectativa é que a PGR avance na denúncia relacionada às joias sauditas, apesar de mudanças recentes no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre presentes dados a chefes de Estado. Bolsonaro é acusado de peculato e lavagem de dinheiro no caso.
Em julho, a PF indiciou Bolsonaro com base em um extenso relatório de 476 páginas que citou o TCU 26 vezes. No entanto, o TCU agora afirma que, sem uma legislação específica, tais presentes não podem ser considerados bens públicos. Apesar disso, a PF sustenta que o crime existe independentemente da posição do TCU.
Os aliados de Bolsonaro ainda acreditam que ele pode escapar de uma acusação formal sobre a fraude na carteira de vacinação, visto que a delação de Mauro Cid é vista como menos contundente nesse caso, comparado ao esquema das joias.
Os bolsonaristas também argumentam que a falta de registros da vacinação de Bolsonaro nos EUA pode enfraquecer a acusação, na esperança de que ele evite consequências graves nesse processo.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.