569 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Apesar de derrotas em algumas cidades estratégicas, o PT saiu fortalecido do segundo turno das eleições municipais, ampliando o número de prefeituras em relação ao último pleito. Agora, o partido controla 252 prefeituras, um aumento de 37,7% em relação a 2020, quando conquistou 183 municípios.
Embora tenha perdido em capitais como Cuiabá (MT), Natal (RN) e na tentativa de eleger Guilherme Boulos em São Paulo (SP), o PT obteve vitórias relevantes em cidades estratégicas como Fortaleza (CE), Camaçari (BA), Mauá (SP) e Pelotas (RS). Esses resultados refletem o avanço da legenda em áreas de importância.
Para os dirigentes petistas, o crescimento de 69 prefeituras representa uma recuperação significativa, após os impactos do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prejudicaram os desempenhos nas eleições de 2016 e 2020.
Nas onze capitais onde Lula venceu nas eleições presidenciais de 2022, o PT e seus aliados triunfaram em sua maioria, confirmando o apoio das bases ao atual presidente. Em cidades como Recife, João Pessoa, Belém, São Luís e Teresina, partidos aliados ao PT saíram vitoriosos, consolidando a força da coalizão governista.
Em contraste, o PL de Jair Bolsonaro amargou derrotas em sete das nove capitais onde disputou o segundo turno. As vitórias foram em Aracaju (SE), com Emília Corrêa, que evitou associar sua imagem ao ex-presidente, e em Cuiabá (MT), onde Abílio Brunini suavizou seu discurso e evitou a imagem agressiva tradicional dos bolsonaristas.
Os resultados reforçam a força do PT e seus aliados, enquanto mostram o enfraquecimento do bolsonarismo, especialmente em redutos onde o PL esperava vitória.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.