1229 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Neste domingo (27), Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando o carro em que estava sendo alvejado por tiros, em um aparente atentado. No vídeo, Morales aparece ao lado do motorista, que ficou ferido com marcas de sangue na cabeça e no peito. O veículo foi atingido por 14 disparos, segundo informações da Rádio Kawsachun Coca.
O episódio acontece em meio a intensos protestos de camponeses apoiadores de Morales, que bloqueiam estradas importantes para impedir sua possível prisão. Morales é investigado por suspeita de abuso de menor, acusação que nega e alega ser uma “mentira de 2020”. Os bloqueios, que já se estendem por duas semanas, têm afetado o abastecimento de combustível e aumentado os preços dos produtos básicos, agravando a crise econômica do país.
O atual presidente, Luis Arce, mobilizou 1.700 policiais para desbloquear estradas, especialmente no departamento de Cochabamba, região de forte apoio a Morales. Nos confrontos entre policiais e manifestantes, 14 policiais ficaram feridos e 44 civis foram detidos, com maior intensidade em Parotani, ponto estratégico entre Cochabamba e La Paz.
Morales, que governou a Bolívia de 2006 a 2019, declarou que os bloqueios vão continuar e criticou Arce, afirmando que o presidente “precisa respeitar o povo e resolver a crise econômica que afeta os bolivianos”. Arce respondeu dizendo que “não permitirá que o interesse de uma só pessoa sobreponha-se ao bem-estar coletivo”.
Atualmente, segundo a Administradora Boliviana de Rodovias, há 16 pontos de bloqueio pelo país, o que tem agravado as dificuldades enfrentadas pela população.
BREAKING: Former president Evo Morales @evoespueblo survives assassination attempt in Shinahota, Bolivia—14 shots fired at his vehicle, driver injured. pic.twitter.com/0cNjoAsRqb
— kakasloi ??? (@kakasloi) October 27, 2024