738 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O chanceler iraniano Abbas Araghchi declarou neste sábado (27) que os Estados Unidos facilitaram os recentes ataques de Israel contra o Irã, oferecendo um corredor aéreo para as forças israelenses e fornecendo suporte em equipamentos de defesa. Araghchi afirmou que, para o Irã, Washington se torna cúmplice não apenas dos ataques recentes, mas também dos “crimes em andamento” cometidos por Israel na região.
Em entrevista transmitida pela televisão, o chanceler ressaltou que o apoio dos EUA a Israel se mostra evidente tanto no fornecimento de armas quanto no respaldo político. “A colaboração entre EUA e Israel na intensificação das tensões é clara e preocupante para toda a região”, afirmou Araghchi, enfatizando que Teerã enxerga os dois países como co-responsáveis pelos conflitos atuais.
O site Al Mayadeen relatou que, além das declarações, o chanceler revelou que o Irã está em alerta, monitorando atentamente os movimentos das tropas israelenses e americanas na Ásia Ocidental. O país tem intensificado sua vigilância militar e de segurança frente a ações que possam comprometer sua soberania.
Para Araghchi, as investidas de Israel na região são uma afronta e configuram uma escalada que compromete a estabilidade de todos os países vizinhos, que já sofrem com o aumento das tensões militares e políticas. Ele reiterou que o Irã continuará “defendendo seu direito à soberania e segurança contra essas agressões”.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.