734 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou sua “preocupação” neste sábado (26) diante dos ataques aéreos de Israel contra o Irã, em mais um agravamento da crise no Oriente Médio. Em nota, o Itamaraty condenou a escalada do conflito, pedindo “contenção de todas as partes” e reafirmando o compromisso brasileiro com a paz na região. O governo brasileiro ressaltou também a importância de um cessar-fogo e instou a comunidade internacional a buscar soluções diplomáticas para evitar mais confrontos.
O comunicado informou que a Embaixada do Brasil em Teerã monitora de perto a situação e mantém contato com cidadãos brasileiros no Irã para garantir segurança em meio ao cenário instável. Segundo o jornal Jerusalém Post, o ataque israelense utilizou mais de 100 aeronaves direcionado a base de mísseis e sistemas de defesa do Irã, com foco nas áreas de Teerã e Karaj. Israel justificou o ataque como resposta a ações recentes atribuídas ao Irã.
O Irã, por meio de suas agências, informou que não houve vítimas, que os danos foram limitados, mas prometeu uma retaliação proporcional. As principais cidades iranianas, incluindo Teerã, tiveram voos suspensos temporariamente, e, na Síria, a defesa aérea interceptou parte dos mísseis lançados, segundo a agência estatal SANA.
O governo dos Estados Unidos declarou que não participou da operação israelense, afirmando que o ataque se concentrou em alvos militares e que está preparado para lidar com possíveis represálias. A postura do Itamaraty coloca o Brasil ao lado de países que clamam por soluções pacíficas no Oriente Médio, enfatizando a necessidade de diálogo diplomático em meio às tensões atuais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.