722 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, recusou uma visita oficial do secretário-geral da ONU, António Guterres, ao país, devido ao recente encontro de Guterres com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia. Segundo uma fonte do gabinete de Zelensky, o presidente ucraniano interpretou o aperto de mãos com Putin como uma falta de sensibilidade, considerando especialmente o momento de guerra em que se encontra a Ucrânia.
Guterres, que esperava passar por Kyiv após a visita à Rússia, teria sido informado da decisão pela própria equipe de Zelensky, como relatado pela BBC. "Depois de participar da cúpula em Kazan e de apertar a mão do responsável pela guerra, seria estranho recebê-lo aqui", afirmou a fonte.
A presença do secretário-geral da ONU na cúpula russa causou indignação no governo ucraniano, que expressou desaprovação ao gesto. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia declarou que a visita de Guterres à Rússia foi "a escolha errada", reforçando o descontentamento do país com a postura do líder da ONU.
Guterres participou da cúpula do Brics como parte de um esforço pela paz e diálogo entre as nações, mas para Kyiv, esse tipo de contato com o governo russo, em meio à guerra, soa como um apoio indireto ao agressor, aumentando as tensões com a ONU.
A decisão de Zelensky ilustra as dificuldades diplomáticas em manter relações neutras entre instituições internacionais e partes diretamente afetadas pelo conflito, um cenário que se agrava à medida que se aproximam novas tentativas de mediação.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.