Milei corta verbas e ameaça estudantes brasileiros na Argentina

Portal Plantão Brasil
25/10/2024 12:51

Milei corta verbas e ameaça estudantes brasileiros na Argentina

0 0 0 0

570 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Estudantes brasileiros na Argentina podem ser alvos dos cortes promovidos pelo presidente de extrema-direita, Javier Milei. Eleito com o discurso de "cortar com uma motosserra" os investimentos públicos, Milei agora mira as verbas destinadas às universidades, afetando diretamente os brasileiros que estudam no país.

Nos últimos anos, a Argentina se tornou um destino popular para estudantes brasileiros devido à gratuidade e facilidade no ingresso em suas universidades. No entanto, as verbas para as instituições de ensino superior se tornaram alvo de polêmica na gestão de Milei, que recentemente vetou um projeto de lei que previa aumento de recursos para a educação e salários dos professores. Esse veto é visto como uma tentativa de estrangular o funcionamento das universidades públicas.

Algumas autoridades argentinas, como Martín Menem, presidente da Câmara dos Deputados, têm defendido a cobrança de taxas de alunos estrangeiros como forma de compensar os cortes. Segundo Menem, "aqueles que vêm de outras partes para estudar em nosso país não pagaram um único imposto aqui durante toda a vida". Para ele, seria justo que esses estudantes pagassem pelos serviços que utilizam.

Os cursos de Medicina são os mais impactados, com 34% de estudantes estrangeiros. No total, são 37 mil alunos de outros países, sendo 20 mil brasileiros. Além dos cortes, estrangeiros relatam aumento das exigências de visto e episódios de xenofobia, sendo chamados de "parasitas do Estado".

Outro problema apontado é o baixo retorno financeiro para médicos no país. Muitos estudantes estrangeiros voltam para seus países de origem devido aos salários baixos na Argentina. Médicos do hospital-escola da Universidade de Buenos Aires (UBA) têm reclamado que seus vencimentos estão abaixo da linha de pobreza.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians