512 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (24), a operação "Última Ratio" para combater a venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS). Foram apreendidos cerca de R$ 4 milhões em espécie e 40 armas. Entre os alvos está o desembargador aposentado Júlio Roberto Siqueira Cardoso, em cuja casa foram encontrados R$ 2,7 milhões e cédulas de dólares.
A operação cumpriu 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT), focando em crimes de corrupção relacionados à venda de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de documentos públicos. Além do dinheiro, celulares, computadores e documentos que podem contribuir com a investigação foram apreendidos.
Os principais alvos da operação são cinco desembargadores do TJ-MS, incluindo Sérgio Fernandes Martins, atual presidente do tribunal, e Sideni Soncini Pimentel, que assumiria a presidência. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento imediato dos envolvidos e a proibição de acesso a órgãos públicos e contato com outros investigados. Além disso, os magistrados deverão usar equipamentos de monitoramento eletrônico.
Em nota, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul informou que não teve acesso completo aos autos do processo e que aguarda mais informações para se manifestar oficialmente. O TJ-MS também reafirmou seu compromisso com a transparência e a legalidade.
A investigação, que conta com 120 páginas de evidências, incluiu prints de conversas que indicam negociações de recursos e pagamentos ilícitos. Os cinco principais investigados são Sérgio Fernandes Martins, Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu Da Silva, Marcos José de Brito Rodrigues e Alexandre Aguiar Bastos. Até o momento, a defesa dos desembargadores não se pronunciou.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.